domingo, 3 de outubro de 2010

Geladeira,uma história de sucesso - parte I

(imagem: pb blogspot)
É quase impossível imaginar a vida moderna sem geladeira! Mas, nem sempre o maior eletrodoméstico da cozinha existiu! Pois é, até o final do século XIX, conservar alimentos era uma missão quase impossível. Os mais abastados compravam barras de gelo que se encaixavam em despensas de madeira e pasmem, as barras eram adquiridas e repostas diariamente. Se hoje dependêssemos disso, comeríamos sabe-se lá o quê!! Alguém tem tempo sobrando?
(imagem: lacambusarefrigerator)
Os primeiros ensaios para o futuro nascimento da geladeira aconteceu através de três nomes: Willian Cullen (15/04/1710 - 05/02/1790), Oliver Evans (13/09/1755 - 15/04/1819), John Gorrie (19/03/1802 - 29/06/1855) e Jacob Perkins.
(imagem: ageladeira wordpress)
O escocês Willian Cullen (médico, químico e físico) publicou um único artigo, em 1748: "Do frio produzido por fluidos que evaporam, e de alguns outros meios de produzir frio".
(imagem: ageladeira wordpress)
O inventor americano Oliver Evans, projetou em 1805 a primeira máquina de refrigeração a vapor, mas foi Jacob Perkins que modificando o projeto original, construiu, em 1834, a primeira peça da qual obteve patente.

(imagem: bp blogspot)
O americano John Gorrie (médico, cientista, inventor e humanitário) baseou-se nos projetos de Oliver Evans para construir um refrigerador que pudesse manter o gelo transportado para o hospital (no cuidado aos pacientes de febre amarela), que vinha de barco dos lagos congelados. Pai do ar-condicionado, desistiu da medicina para dar continuidade ao trabalho com os refrigeradores. O modelo original está no Instituto Smithsoniano.
(imagem: rwrecondicionadora)
(imagem: nossoscachorros)
(imagem: vintagerefrigerator)
Descendente das antigas casas e caixas de gelo, a primeira geladeira ou, melhor dizendo, refrigerador, foi construído em 1856 por James Harrison, para manter gelada a cerveja durante seu processo de fabricação e a carne para exportação. O refrigerador industrial é o precursor da geladeira que conhecemos e evoluiu primeiro para sanar necessidades de produção, comercialização, exportação e importação. Assim, surgiram também os vagões refrigerados.
(imagem: geladeirasantigas)
(imagem: vadevintage wordepress)
(imagem: fifties)
(imagem: antiquevintageappliances)
(imagem: sedentario org)
As primeiras geladeiras de uso doméstico são de 1913, produzidas por Fred W. Wolf Junior. Com motores enormes e pouco espaço interno, denominado DOMELRE (Domestic Eletric Refrogerator), este novo eletrodoméstico não fez muito sucesso na Europa, mas nos E.U.A virou febre, graças ao novo modelo da companhia Kelvinator.
(imagem: uglywomansguide)
(imagem: uv201)
(imagem: antiquevintageappliances)
A partir de 1925 surgem os primeiros exemplares de volume único para motor, compressor e condensador. Em 1927 surgiu a geladeira General Eletric Monitor-Top a de maior sucesso na época. Em 1941, 61% das casas americanas tinham uma geladeira.

Pesquisa:yankodesign,ageladeira,historiadetudo,wikipedia,geladeirasantigas, revista A&D(Arte e Decoração)nov.1998 n226.











3 comentários:

  1. Adorei essas geladeiras! Tô querendo uma pra minha casa! Bjs e parabéns pela postagem!
    André Lins

    ResponderExcluir
  2. Essas geladeiras antigas são um charme, né?! Também adoroooo!!!
    Vem mais por aí!
    Super beijo
    Rocéli

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!